quarta-feira, 13 de junho de 2012

A conferência do Rio + 20 dá hoje o pontapé de saída


Fosso Norte-Sul ensombra cimeira da ONU sobre desenvolvimento sustentável

Fosso Norte-Sul ensombra cimeira da ONU sobre desenvolvimento sustentável
Hoje deu-se início à Cimeira da ONU sobre desenvolvimento sustentável, embora o desenvolvimento sustentável não estará no centro da cimeira a nova palavra de ordem é a Economia Verde que a meu ver não levará a bom porto os destinos do nosso planeta e consequentemente da nossa sociedade.


Transcrevo um comentário a um artigo publicado na Ecosfera que considero relevante:

“Rico é alguém com excesso de liberdade de aceder aos meios, pobre é alguém com carência de liberdade para aceder aos meios. Rico e pobre não são termos económicos, são invenções de merceeiros para designar a quem eles dão excesso de liberdade e a quem eles retiram liberdade. O planeta é o mesmo tanto para ricos como para pobres, os merceeiros é que fazem a diferença no acesso aos meios. Os merceeiros e as suas invenções estão a mais. Para se ter economia é necessário conhecer o funcionamento da espécie humana, e não do jogo boçal que é o mercado. A saúde da espécie humana é o patamar de economia máximo dessa espécie, pq não há perdas com patologias sociais como o mercado (chantagem mercantil). Todo o poder é decorrente de uma destruição económica, sempre que há problemas de economia é uma questão de procurar o poder, porque é o poder (poderosos e servos de poderosos) que a está a destruir. Economia não é domínio de merceeiros, os merceeiros apenas percebem de chantagem mercantil, cortam o acesso aos meios e exigem ser pagos por isso. Enquanto houver mercado não há economia. Economia verde é um pleonasmo. +Progresso= -Ecossistemas :. +Progresso= -Economia, o caminho não é por aí.”
Por Epicuro - 
Fonte: Ecosfera

Apesar da relevância mediática e política da Cimeira RIO +20 não se espera um grande resultado pois quem está e estará mais empenhado na mudança necessária é a sociedade civil e esta, estará reunida no mega-encontro a Cúpula dos Povos. Este evento que funcionará em paralelo com a Cimeira do Rio + 20 deverá ser acompanhado com especial interesse.