QUEM SOMOS

Marco Ferraz, Eng.º Biotecnólogo



Educador, Gestor Ambiental e Formador de Micologia.

 Licenciado em Engenharia Biotecnológica e Pós-Graduado em Gestão Ambiental. Especializou-se na área de Gestão e Educação Ambiental.
De uma forma complementar à sua formação técnica teve formação artística na área da Música e Teatro e também na área da Pedagogia e Aprendizagem Criativa.

Foi professor durante o ano letivo de 2006/2007 de Expressão Musical nas Atividades de Enriquecimento Curricular em Vila Nova de Gaia.

Em 2008 trabalhou no sector industrial (Operador de Gestão de Resíduos) com responsabilidades na Monitorização e controlo da ETARI (Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais), no Laboratório de Qualidade e no Departamento Técnico acompanhando todo o processo administrativo de Gestão de Resíduos.

Durante o ano de 2010 e 2011 assumiu as funções (no âmbito de um estágio profissional) de Técnico Superior de Ambiente na Divisão de Monitorização e Valorização Ambiental na CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte). Nesta divisão colaborou em processos de licenciamento de Aterros e outras atividades de coordenação, formação e educação em matéria de gestão de resíduos.

Desde 2008 tem trabalhado como freelancer na área de Educação Ambiental divulgando o seu trabalho sob a marca AMBIEDUCA, colaborando com diferentes instituições de carácter público e privado de referência (RECOLTE, ECOTECA_MacedoCavaleiros, FNAJ, CM-Cascais, Universidade Católica, Associação de Agricultores da Guarda, Associação Micológica A Pantorra,  entre outros). 

Foi responsável por leccionar o módulo de Saúde Ambiental na Escola Superior de Enfermagem de SANTA MARIA no ano lectivo de 2011/2012.

É autor de materiais lúdico-pedagógicos e formador, com especial enfoque na área da Educação Ambiental.

O gosto pela Natureza, despertado desde tenra idade por uma infância em contacto com o meio rural e pela participação ativa em saídas de campo e acampamentos na Natureza despertou o fascínio pela observação de aves e pela identificação de cogumelos silvestres.

Em 2012 realiza a Formação de Formadores de Micologia homologado de DGADR que confere a  possibilidade de realizar formação na área da Micologia. Nesta área desenvolve formação nas seguintes áreas:

 - Identificação e Classificação de Cogumelos Silvestres;
 - Produção de Cogumelos  Comestíveis;
 - Produção doméstica de cogumelos comestíveis a partir da valorização de borra de café.

Na AMBIEDUCA tem ainda responsabilidades na Coordenação do Projeto, Direção Pedagógica e Gestão de Projetos.

Actualmente lecciona no Externato de Santa Clara (Porto) as disciplinas de: Operação e Manutenção de Estações de Tratamento de Águas e Sistemas e Estações de Tratamento Ambientais.

Contacte-me
ambieduca@gmail.com

 Certificados de Aptidão Profissional (CAP)
FORMADOR| Nº EDF 448008/2007 DN
TSHST | Nº 05401108EC5

Marlene Lebreiro, Enf.
Nasceu na bela cidade do Porto em Abril de 1980, é licenciada em Enfermagem pela na Escola Superior de Enfermagem Imaculada Conceição e tem uma pós-graduação em Economia e Gestão em Serviços de Saúde. Está a realizar uma Pós-graduação em Saúde Comunitária promovida em parceria pela Faculdade de Medicina e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Trabalhou no serviço de Medicina/Dermatologia do Hospital Distrital de Faro e desde 2006 que exerce funções nos Cuidados de Saúde Primários como Enfermeira de Família. Na sua actividade diária, cria, promove e dinamiza acções de educação para a saúde voltadas para a promoção da saúde e prevenção da doença na pessoa ao longo do ciclo vital, inserida na família e comunidade. Com especial empatia por crianças/jovens/adolescentes, abraçou este projecto para se conseguir aproximar desta comunidade e assim ajudá-los a serem adultos com hábitos de vida saudáveis.
No projecto AMBIEDUCA é responsável pela gestão de projectos no âmbito da Educação para a Saúde.

Igor Reinhardt
Nascido na Suíça em 1969, Igor Reinhardt licenciou-se em Ciências naturais do meio ambiente em1994 e especializou-se posteriormente em Hidrologia (pós-graduação) e Ordenamento territorial (mestrado). Trabalhou vários anos nestas áreas em diferentes gabinetes privados na Suíça e no estrangeiro e desenvolveu, em paralelo, actividades de dramaturgo, cenógrafo e encenador numa companhia Professional de teatro (veja: www.ingrata.ch).
Igor mudou-se para o Porto em 2009 para viver com a sua companheira portuguesa e se dedicar as artes plásticas (veja: www.sculpteurigor.ch) e a actividades pedagógicas. Chegou assim a escrever e encenar peças de teatro temáticas e a desenvolver jogos e animações para adolescentes ligados ao desenvolvimento urbano e sustentável. Igor tem uma filha cuja educação dedica uma parte importante do seu tempo.

A EQUIPA
Para projectos de maior envergadura a AMBIEDUCA conta com uma equipa pluridisciplinar de consultores, educadores e animadores com formação técnica em diferentes áreas: Engenharia, Saúde, Urbanismo, Teatro, Animação e Design.
Todos os formadores e animadores da AMBIEDUCA têm competências técnicas e pedagógicas adequadas para dinamizar as ações propostas.