AMBIFUNGI- Cogumelos




Num país onde todos os anos se registam acidentes na maioria dos casos mortais, por ingestão de cogumelos e onde grande parte dos consumidores afirma “que só confiam nos de lata” é de extrema relevância a criação de ações que promovam a partilha do conhecimento científico e técnico sobre cogumelos e estimulem o interesse e o gosto por este importante recurso natural.

O projecto AMBIFUNGI surgiu há algum tempo atrás quando o fundador do projeto, Eng.º Marco Ferraz ficou fascinado com o fantástico mundo dos cogumelos. O que começou como um hobby na recolha de algumas espécies silvestres, rapidamente evoluiu, por “defeito” de formação em Engenharia Biotecnológica, para um interesse maior, para aprender a cultivá-los e testar diferentes fórmulas.

Um feliz contacto com diferentes  especialistas em contexto formação e em  Encontros de Micologia veio acentuar a sua pesquisa no campo e ao nível da produção.

No início o interesse era essencialmente levar grupos para o campo, com especial incidência  em parques florestais em contexto urbano, para promover ações de Educação Ambiental, estimular a percepção e promover através destas experiências o gosto pela área da Micologia e pelo contacto com a Natureza.

Mas logo surgiu a ideia de proporcionar junto das pessoas uma experiência sensorial única , poder assistir ao maravilhoso crescimento destes seres, comodamente em suas casas e ainda poder experimentar o sabor único de um cogumelo fresco acabado de colher, estimulando desta forma o gosto e quem sabe o interesse em saber mais sobre este fantástico alimento.

Interessado nas questões da sustentabilidade o desafio era criar um produto de elevada qualidade gastronómica, mas que no seu ciclo de produção tivesse um baixo impacto no ambiente.

A prática de produção de cogumelos já remonta a tempos antigos, substratos como a palha ou toros de madeira, são utilizados de uma forma recorrente em contexto de produção doméstica ou industrial.

Mas como produzir cogumelos na cidade  onde os substratos tradicionais não estão disponíveis com facilidade ?

 Marco Ferraz especialista em Gestão de Resíduos, encontrou na borra de café um substrato ideal para a produção em meio urbano, visto ser um resíduo que é separado seletivamente na fonte e que já sofre um “pré-pasteurização” no processo de tiragem dos cafés. De notar que este resíduo têm uma taxa de valorização muito pequena, seguindo na maioria dos casos misturado com outros resíduos para inceneração ou aterro.

Múltiplas experiências foram realizadas para optimização do processo em que até a família e os amigos foram chamados para acolher os kits de uma forma experimental, com a grande responsabilidade de acompanhar o processo e fazer alguns registos.

Todos adoraram a experiência e  surge assim o projecto AMBIFUNGI.

A nossa visão é de contribuir para a promoção e dinamização de ações que suscitem o gosto e o interesse para as temáticas relacionas com a Micologia, proporcionando experiência enriquecedoras e prazerosas.

Para prosseguir com a nossa visão definimos assim duas áreas principais de atuação:

  • Ao nível dos cogumelos silvestres.
  • Ao nível dos cogumelos de produção.
Para além da formação que iremos desenvolver em diferentes formatos sejam eles palestras, workshops ou cursos, o projecto AMBIFUNGI desenvolve e dinamiza ações lúdico-pedagógicas de Educação Ambiental dirigido a escolas :

  • “Os cogumelos vão à escola”
  • “Caça aos cogumelos - Saída de Campo”
 E dirigido a ao público geral:

  • Passeios Micológicos
Para além disso o projecto AMBIFUNGI ambiciona partilhar conhecimento em outras cidades do país para incentivar outros interessados a criarem o seu próprio projecto de produção doméstica ou comercial, aplicando tecnologias de baixo custo.

Por isso se está longe de Porto e gostaria de participar num worshop ou num curso por nós dinamizado, envie um e-mail para ambieduca@gmail.com .

A produção urbana de cogumelos é uma forma simples e económica de obter alimento disponível todo o ano, por isso achamos que faria sentido lançar o projecto AMBIFUNGI social. Este projecto é dirigido a instituições de carácter social que queiram abraçar esta actividade de produção urbana de cogumelos. Para além de produzir um alimento de elevado valor nutritivo para a instituição, o projecto tem como objectivos ocupar, envolver e capacitar alguns elementos da instituição para assegurar a continuidade do mesmo e quem sabe desenvolver os seu próprios projectos de produção doméstica ou comercial.

Para breve haverá mais novidades!

Por agora ficam aqui as datas das próximas ações que iremos desenvolver: AQUI

FORMAÇÃO | Produção em Borra de café:

Nesta atividade vamos poder descobrir o que é um cogumelo, conhecer um pouco da Biologia e da Ecologia destes maravilhosos seres e perceber porque é que a borra de café é um substrato ideal para esta cultura em meio urbano.  
A atividade inclui a produção de um kit para cada participante e o fornecimento de dicas para a produção e manutenção de kits domésticos de Pleurotus ostreatus que irão dar o seu “fruto”.  


OBJETIVOS:
  • Compreender o que é um cogumelo;
  • Fornecer dicas para a realização de kits para a produção doméstica de cogumelos comestíveis;
  • Sensibilizar para a importância da valorização de resíduos orgânicos em meio urbano;
  • Conhecer as propriedades nutricionais e medicinais do cogumelo Pleurotus ostreatus

PROGRAMA

  •         O que é um Cogumelo? 
  •       Biologia e Ecologia dos Cogumelos;
  •          Cogumelos Cultiváveis;
  •         Valorização de Resíduos Orgânicos;
  •       Demonstração e Produção do Kit.
FORMAÇÃO | Produção em TRONCOS:

Nesta atividade vamos poder conhecer quais as principais espécies de cogumelos comestíveis que se podem produzir em troncos e aprender a executar as operações de produção e manutenção de uma cultura em troncos.
A atividade inclui a demonstração de inoculação de um tronco que será no final sorteado por entre os participantes.

OBJETIVOS:
       Identificar as principais espécies de cogumelos comestíveis silvestres que podem ser produzidos em troncos.
       Executar as operações de produção e manuseamento de cogumelos comestíveis produzidos em troncos.
.
PROGRAMA
  • Ecologia, habitat e nutrição dos cogumelos silvestres.
  • Espécies de cogumelos cultiváveis em troncos.
  • A produção e manutenção em troncos.
- Tipos de Madeiras e sua preparação.
- As “sementes” a usar.
- Demonstração de inoculação de um tronco.
- Condições de cultivo.
-Controle das condições ambientais (temperatura, luz, humidade, outras)
-Produtividade de algumas espécies.
- Escolha do local de produção.



Incrições ou informações através do e-mail ambifungi@gmail.com