terça-feira, 6 de março de 2012

CARMIM com certificação integrada de toda a gestão


A Carmim, maior produtora de vinhos do Alentejo, e PME Excelência, recebeu na passada sexta-feira os diplomas de certificação conjunta dos seus Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e de Gestão de Segurança Alimentar, tornando-se assim na primeira empresa em Portugal a receber da APCER este tipo de certificação integrada de gestão dentro do sector.

Para José Canita, Director Geral da Carmim, «este é um passo que muito nos orgulha, e que há algum tempo perseguíamos. Num mercado em constante e rápida mudança, os desafios para o desenvolvimento sustentável são prioridades para qualquer organização, sendo o desempenho ambiental, ao nível de controlo de qualidade, e de segurança alimentar factores críticos na gestão organizacional». «A empresa tem sabido aliar a constante criação e a manutenção de mecanismos competitivos, adoptando a inovação e internacionalização como peças centrais para o seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo, assume activamente a sua importância e potencial no desenvolvimento da região onde está implantada», continua.

Para Fernando Caldeira dos Santos, presidente da APCER, «a Certificação não é uma solução milagrosa do ponto de vista estratégico, mas sendo uma ferramenta de gestão aplicável a qualquer sector de actividade, potencia uma série de benefícios que as organizações podem obter. Estamos convictos que as certificações desta empresa constituirão uma vantagem competitiva e uma mais-valia para toda a organização, permitindo o acesso a novos mercados, por um lado, e a conquista de novos clientes, por outro». 

A Carmim, que já tinha merecido a classificação de PME Líder, fruto da sua solidez financeira, vê assim os seus procedimentos internos reconhecidos pela Associação Portuguesa de Certificação, a única Entidade Portuguesa representante da rede internacional de entidades certificadoras IQNet (The International Certification Network) o que permite o imediato reconhecimento Internacional das entidades certificadas pela APCER.

A empresa foi reconhecida em três âmbitos:

·      ISO 9001:2008 – sistema de gestão da qualidade)
A norma ISO 9001 constitui uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Reconhece o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua. A Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade é dirigida a qualquer organização, pública ou privada, independentemente da sua dimensão e sector de actividade. 

·      ISO 14001:2004 – sistema de gestão ambiental)
Os desafios para o desenvolvimento sustentável são prioridades para qualquer organização, sendo o desempenho ambiental indissociável da gestão organizacional. Assim, a protecção ambiental e a prevenção da poluição são preocupações actuais para qualquer organização, sendo necessária a implementação de práticas e ferramentas que permitam melhorar o seu desempenho ambiental, alcançando uma confiança acrescida pelas partes interessadas.

·      ISO 22000:2005 – sistema de gestão da segurança alimentar)
A certificação de acordo com a ISO 22000:2005 demonstra o compromisso com a Segurança Alimentar e a satisfação do cliente, apoiando a Organização na protecção da sua imagem corporativa e valorização da sua marca. A ISO 22000:2005 é uma norma de certificação internacional que define os requisitos para sistemas eficazes de Gestão da Segurança Alimentar. Pode ser aplicada a qualquer elo da cadeia desde agricultores, produtores pecuários, fabricantes de rações, todas as agro-indústrias, distribuição, retalhistas e restauração, e até mesmo a actividades conexas como os transportes e armazenamento, fabricantes de embalagens, pesticidas, aditivos, etc.
2012-03-01 14:03
Fonte: aicep Portugal Global