sexta-feira, 16 de março de 2012

Alunos do 1º ciclo descobrem vantagens da agricultura biológica e da alimentação saudável


Agricultura Biológica e Alimentação Saudável foram os temas hoje abordados numa palestra que decorreu na Escola Primária da Boavista, em Arcozelo, organizada pela Divisão de Ambiente e Educação Ambiental da Câmara Municipal de Gaia e realizada no âmbito do Plano de Educação Ambiental proposto para o atual ano letivo.

A palestra, à qual assistiu uma centena de crianças, contou com o apoio da empresa 'Raízes', especializada em agricultura e produtos biológicos, e da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto. 

"A iniciativa partiu da escola, nós apenas articulamos com eles esta ação. É nesta onda que temos vindo a trabalhar nos últimos dez anos. Estes níveis de participação são fruto do muito trabalho realizado. Há já um espírito de partilha entre a população e o Município", explicou Mercês Ferreira, Vereadora do Ambiente da Câmara de Gaia, que presidiu a abertura da sessão.

Nesta primeira palestra, as crianças tiveram a oportunidade de ouvir especialistas nas áreas em discussão. Carlos Grazina, representante da empresa 'Raízes', explicou aos alunos as diferenças entre a agricultura tradicional e a biológica e quais os seus benefícios para a saúde. Já a nutricionista Bárbara Pereira, por sua vez, enumerou os principais erros alimentares e incentivou boas práticas ao nível da alimentação. 

Segundo Bárbara Pereira, é mais fácil abordar estes assuntos com crianças do que com adultos: "É um primeiro contato com a agricultura e, por isso, conseguem mais facilmente assumir os conceitos básicos do que os próprios encarregados de educação, que já adquiriram certos 'vícios' ao longo da vida. Neste tipo de projetos, acredito que se deva começar com os mais pequenos para tentar, a partir daí, captar a atenção dos adultos".

Durante a sessão, as crianças puderam partilhar a experiência adquirida com a horta da escola e algumas delas revelaram que também começaram a criar hortas em casa, contado, para isso, com a ajuda dos pais. À margem da palestra, a Vereadora do Ambiente revelou a sua satisfação com a adesão da população às hortas comunitárias e anunciou a criação de mais três para breve. 
Texto e Fotografia: Filipa Namora
Supervisão: Manuel Neto
Fonte:Gaiaglobal.pt