quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

WWF pede soluções sustentáveis para a crise a FMI e Comissão Europeia


Em cartas dirigidas à directora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, a organização de conservação da natureza defende a adopção de modelos que visem a preservação do capital natural que está na base das actividades económicas "saudáveis e com futuro".

A WWF salienta que "a crise, além de ser fundamentada na má gestão das finanças nacionais, é um reflexo de um modelo de desenvolvimento económico deficiente construído sobre o consumo excessivo e um cada vez maior défice ecológico e na sobre-exploração dos recursos naturais".

Apontando o exemplo da Grécia, a organização destaca um conjunto de perdas ambientais resultantes do programa de ajuste económico aprovado em Maio de 2010, co-financiado pelo FMI, pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu.

Nos últimos anos, a WWF tem apelado às instituições financeiras internacionais para reverem as suas políticas de empréstimo e apoiarem os países em dificuldades financeiras no sentido de um desenvolvimento "ambientalmente e socialmente sustentável".

Este apelo "tornou-se mais urgente do que nunca, pois a actividade económica está rapidamente a ultrapassar o orçamento da natureza ", disse o director-geral da WWF Internacional, Jim Leape, citado num comunicado da organização.

"Pedimos à Comissão Europeia que desenvolva o seu admirável trabalho sobre sustentabilidade, não como uma agenda separada, mas antes como o pilar para uma economia duradoira e saudável, mesmo em tempos de crise financeira", acrescenta a WWF.

Fonte: Lusa