quarta-feira, 18 de maio de 2011

Actividades Educativas em Macedo de Cavaleiros dia 16 de Maio

No passado dia 16 de Maio a AMBIEDUCA com os apoios da Ecoteca e da Câmara Municipal deslocou-se a Macedo de Cavaleiros para realizar a Oficina Arte na Paisagem, a Oficina de Construção de Ninhos e o Jogo-Debate “A minha localidade”.
As oficinas realizaram-se da parte da manhã na Escola Primária de Morais, uma escola que ainda resiste à centralização dos Agrupamentos e onde a paisagem ainda é virgem e Pura atestada pelo tamanho dos líquenes presentes nas árvores.

A manhã começou com uma acção de sensibilização sobre as aves, os alunos turmas do 3º e 4º ano puderam identificar as principais espécies existentes de Macedo e qual a sua importância, nomeadamente no combate a pragas como as lagartas processionárias. Na oficina também aprenderam a construir ninhos, alimentadores e no final foi colocado um ninho no pátio da escola.
Os alunos do 1º e 2ºano dedicaram-se à arte na paisagem, de forma a explorar toda a sua criatividade e espontaneidade, foram convidados a realizar o seu quadro na paisagem, com recurso a cola biodegradável de amido de milho ou simplesmente através de associações e manipulação de materiais existentes no recreio como pedras, folhas, pétalas ente outros.

A tarde foi dedicado ao debate sobre o tema Desenvolvimento Sustentável “Na Minha localidade” e num tabuleiro de grandes dimensões os alunos de duas turmas do 10º e 12ºano da EB2,3 de Macedo de cavaleiros assumiram o papel de habitantes locais que intervêm no processo de desenvolvimento da localidade. E no papel de CONSTRUTORES, AGRICULTORES, PESCADORES e MORADORES planearam a sua localidade, sentindo na pele os desafios que se colocam aos decisores. A discussão foi viva e proveitosa, foi inevitável o aparecimento de Resíduos e Águas Poluídas, vamos tratar…mas os recursos económicos são escassos… se calhar deveríamos ter planeado doutra forma se houvesse mais comunicação, diziam alguns.